A Importância da Consultoria Empresarial

Qual é a importância de uma eficiente Consultoria Empresarial?

Se reinventar é uma das melhores estratégias para fugir dos efeitos da crise. Afinal, quais são as opções? Cruzar os braços e esperar que tudo volte ao normal? Não mesmo. Este é um período ideal para investir em mudanças, tanto no negócio como na sua forma de gerí-lo. Mas como descobrir o que deve ser feito?

É aí que entra a consultoria empresarial, em que pessoas capacitadas o ajudarão a alcançar resultados melhores e a entender o que está faltando para o sucesso do seu negócio. Ainda não está convencido?

No post de hoje, mostraremos 5 razões para você contratar uma consultoria empresarial para a sua empresa. Confira:

1 – Consultoria empresarial não é um custo, mas sim um investimento para o seu negócio

Está certo que a grande maioria das empresas tem realmente cortado custos e dado uma boa segurada quando o assunto é um novo investimento. Porém, o que muitos empresários não têm visto com muita clareza é que esse é o momento mais propício para rever os investimentos e até procurar por novas opções mais viáveis. Diante desse cenário, a consultoria empresarial tem muita a contribuir para as decisões e questões de uma empresa.

2 – É fundamental para reavaliar o uso indevido do capital da empresa

Na crise, é comum que as empresas façam cortes, que passem a investir um pouco menos e que procurem diferentes formas para poupar — afinal, o cenário é de muitas incertezas. No entanto, fazer uma reavaliação dos custos, dos investimentos, ou de qualquer aplicação do capital da empresa é essencial para conseguir se manter mais seguro e estável.

Com uma consultoria especializada, sua empresa pode readequar os principais gastos, investir melhor o dinheiro, rever suas estratégias, identificar as oportunidades existentes no mercado e reestruturar suas áreas, mantendo, assim, a crise longe de suas portas.

3 – Oferece um olhar de fora sobre os problemas existentes na empresa

Muitas vezes, é somente com um olhar de fora que é possível identificar um problema e o que deve ser feito para solucioná-lo. E é exatamente isso que a consultoria empresarial pode lhe oferecer, um olhar de fora que é capacitado e especializado para isso — através de pesquisas, o profissional encarregado pela sua empresa não só identificará um possível problema como também o resolverá — diminuindo assim custos e potencializando os seus resultados.

4 – Ela é focada em atingir resultados através de um processo com início, meio e fim

Uma consultoria empresarial dará todo suporte necessário para que você faça um planejamento, estabeleça novas metas e as estratégias para alcançá-las. Ela contribuirá para que sua empresa se mantenha focada nos resultados que deseja alcançar, trabalhando dentro de um cronograma com prazos determinados para atingir os objetivos preestabelecidos. Assim, a sua empresa garante mais controle e consegue acompanhar todo o desenvolvimento do projeto.

5 – Tem neutralidade na hora de tomar decisões

Como os especialistas contratados não fazem parte efetivamente da sua organização, não estão disputando cargos, nem estão em cadeias de poder e lealdade, a tomada de decisões se torna muito mais clara e objetiva, privilegiando aspectos que sirvam unicamente para o bem da empresa — tanto para o seu crescimento como o de seus colaboradores.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Você já pensou em contratar uma consultoria empresarial para manter sua empresa bem longe da crise? Já teve alguma experiência com esse tipo de estratégia? Compartilhe com a gente!

Fonte: Innovia Training & Consulting